ANGOLA-NAMIBIA-ZAMBIA-MALAWI-TANZÂNIA-QUÉNIA-ETIOPIA-SUDÃO-EGIPTO-LIBIA-TUNISIA-FRANÇA-ESPANHA-PORTUGAL


domingo, 20 de novembro de 2011

10º DIA - IRINGA-DAR ES SALAAM (20/11/11)

A ultima etapa antes dos merecidos dias de descanso ligava Iringa a Dar Es Salaam.

A primeira coisa que se fez pela manhã foi cantar os parabens ao José Carlos Madaleno (O Gurú), já que completava as suas 43 primaveras e como tal teria a sua prenda à espera em Dar, a sua esposa.

Saímos de Iringa pelas 10h10 e a etapa era excepcionalmente interessantes uma vez que, entre outras curiosidades, o percurso implicava a passagem pela reserva natural de Mikumi, classificada como património da Unesco. Os Elevens foram sempre muito concentrados na estrada e acabaram por não ter oportunidade de ver os animais ao longo da estrada mas os carros de apoio foram brindados com a simpatia de duas girafas bonacheironas, a presença imponente de alguns búfalos, a agilidade de dezenas de impalas e a matreirice de centenas de babuínos. Foi um dia muito especial para quem, como eu, nunca tinha convivido com esta realidade do mundo selvagem.

A estrada era relativamente fácil não fossem as milhares de lombas por que passámos ao longo de todo o percurso. Na Tanzânia, a velocidade máxima para circulação dentro de qualquer aglomerado populacional, seja ele uma metrópole ou um lugarejo, é 50 quilómetros por hora. Para garantir que este limite é cumprido, foram instaladas lombas em todas as zonas onde é obrigatório reduzir a velocidade para os 50km/h. A somar às lombas, o primeiro carro de apoio teve a oportunidade de experimentar em primeira mão o rigor da polícia da Tanzânia e foram apanhados a 77km/h numa zona de 50km/h e foram alvo de uma pesada multa de 30.000 Chelins (cerca de 17 USD).

A cerca de 150 quilómetros do destino, a suspensão da frente da mota do Zé Luis Carvalho deu o último suspiro e foi necessário, finalmente, baixar o atrelado que viajava no tejadilho do primeiro carro de apoio, e acopolá-lo ao segundo carro de apoio. Nesta altura, o Zé Luis passou para dentro do segundo carro de apoio, que passou a transportar 3 pessoas, e o Jorge Portugal trocou comigo, tendo eu passado para o volante da mota dele e ele, porque muito mais experiente na matéria, para o volante do segundo carro de apoio que "arrastaria" o atrelado até Dar Es Salaam.

Já tínhamos sido avisados que a entrada em Dar tinha sempre trânsito muito intenso mas penso que todos estávamos longe de ter uma verdadeira noção do que isso significava. Qualquer tentativa de descrição do caos que se inicia a 40 quilómetros da cidade, ficará forçosamente aquém da realidade pelo que aguardaremos que o Mário Fontes possa publicar aqui o video que gravou desse troço. Digo-vos apenas que a única coisa que conheço de vagamente parecido com o que vi é o transito de Luanda,

Ultrapassado o caos da entrada na cidade e cumpridos os 488 quilómetros da etapa, foi com enorme alegria (e alguma comoção) que fomos carinhosamente recebidos pelas mulheres e alguns Elevens que estavam à nossa espera. Os carros de apoio chegaram mais de uma hora depois das motas.

O dia foi concluído com a celebração do aniversario do Zé Carlos Madaleno, em jantar organizado pelas caras metades, onde a Áurea foi simplesmente incansável e a quem deixamos um sincero obrigado pelo conforto que nos proporcionou.

1 comentário:

  1. É agradável voltar a ter a descrição da viagem.
    Continuo a fazer votos de que continue a ser boa.
    (Como benfiquista, tenho pena da àguia. Mas...paciência.É preciso é que as máquinas correspondam às solicitações).7UP

    ResponderEliminar