ANGOLA-NAMIBIA-ZAMBIA-MALAWI-TANZÂNIA-QUÉNIA-ETIOPIA-SUDÃO-EGIPTO-LIBIA-TUNISIA-FRANÇA-ESPANHA-PORTUGAL


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

7º DIA - LUSAKA-CHIPATA (17/11/11)

Caros amigos,

A saída de Lusaka foi feita com algum atraso em relação à hora programada facto que se ficou a dever a alguns pequenos almoços mais prolongados, ou simplesmente tardios, e à sessão fotográfica matinal à porta do hotel. Assim, a caravana arrancou pelas 7h25 com destino a Chipata.


Os 566 quilómetros da etapa foram percorridos sem quaisquer incidentes, pelo que pudémos todos saborear as fantásticas paisagens que o caminho nos reservava. Assim, chegámos ao nosso destino pelas 15h15, facto que nos permitiu ter muito tempo para convívio e repouso.

Uma nota especial para o facto de eu me ter estreado na condução de motas. Logo na primeira paragem para esticar pernas passei para os comandos da GSA do Jorge Portugal. Apesar do peso, adaptei-me rapidamente à mota, que tem uma condução verdadeiramente agradável e confortável.

Uma nota especial para o nosso alojamento em Chipata que, pela primeira vez desde o inicio da viagem, não era um hotel mas sim um lodge com uma zona de campismo anexa, onde foram simpaticamente construídas algumas cubatas com as condições mínimas de habitabilidade. Não posso deixar de fazer referência às torneiras da água quente (aquecida com um sistema de salamandras a lenha) que, por alguma razão que nos ultrapassa, tínham corrente eléctrica, facto que torna o simples gesto de desligar a água quente num verdadeiro desafio para homens de barba rija.


No lodge estava um casal alemão que tinha saído há alguns dias de Dar Es Shalaam e nos deu alguns conselhos que se vieram a revelar de grande utilidade: confirmámos que a escassez de gasolina e gasóleo em território do Malawi é uma realidade que dura há mais de seis meses, que a polícia da Tanzânia se dedica à "caça à multa" de forma quase imoral, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário