ANGOLA-NAMIBIA-ZAMBIA-MALAWI-TANZÂNIA-QUÉNIA-ETIOPIA-SUDÃO-EGIPTO-LIBIA-TUNISIA-FRANÇA-ESPANHA-PORTUGAL

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

6º DIA - KATIMA MULILO-LUSAKA (16/11/11)

Caros amigos,

Concluida mais uma etapa do raid venho dar-vos a habitual descrição do dia.

Katima Mulilo é uma cidade fronteiriça entre Namibia e Malawi. Como hoje o percurso era longo e envolvia a entrada em território do Malawi, decidimos na noite anterior que o pequeno almoço fosse tomado às 6h30 da manhã para que pudessemos estar na estrada às 7h00. E assim foi.

Depois de escassos 5 minutos de trajecto, chegámos à fronteira onde começámos a tratar de toda a burocracia necessária. Aproveito desde já para dar nota pública de que fomos tratados de forma exemplar pelas autoridades alfandegárias de parte a parte, e tivemos toda a ajuda de que necessitávamos. No entanto, entre vistos, registos e impostos automóveis, estivemos cerca de três horas na fronteira.

Já em território do Malawi, o primeiro incidente a registar é mais um infeliz atropelamento. Um bezerro que se encontrava pastando do lado esquerdo da estrada decidiu atravessá-la em sprint quando o Marito ía a passar. O resultado foi um embate de cabeça directo contra a mala esquerda traseira da GSA do Marito. Recolhida a mala da estrada, e já nada havendo a fazer pelo animal, pussemo-nos rapidamente em marcha, não fosse o dono aparecer para reclarmar alguma indemnização.

Algumas dezenas de quilómetros mais tarde, o já habitual primeiro carro de apoio decidiu dar continuidade à chacina de aves em terras africanas e acabou por colher uma pequena ave que tentou um voo tangente ao carro. Ao contrário do dia anterior, esta teve morte
Imediata.

Por volta das 13h00 chegámos às Victoria Falls, na fronteira com o Zimbabwe, mas mantivemo-nos do lado do Malawi para não termos que cumprir novas formalidades de passagem de fronteira. A meia hora de visita previamente acordada acabou por nao ser cumprida à risca uma vez que começou a cair uma chuva intensa que obrigou todos os que quiseram ir ver as quedas a mudarem de roupa numa loja de souvenirs local. E assim, retomámos o nosso caminho pelas 13h50, rumo a Lusaka.

O resto do dia nada teve de especial a assinalar. Parámos em Choma, pela 16h10, para reabastecer motas e carros e seguimos o nosso caminho.

A chegada a Lusaka foi já feita de noite, às 20h20, facto que desagrada especialmente os motards uma vez que o trânsito urbano sem luz do dia aumenta exponencialmente os riscos de incidentes. E assim se cumpriram os 683 quilómetros deste sexto dia de viagem.